Projetos de digipeaters APRS no Brasil

No Brasil, a aquisição de equipamentos importados é muito complicado devido aos custos de importação e taxa do dólar; sem contar na dificuldade de manutenção, etc; assim o desenvolvimento de tecnologias e projetos locais se torna indispensável.

Por exemplo, um equipamento TinyTrack4, no Brasil chega a custar R$ 400,00, quando o um digipeater digiBLU (abaixo) pode ser fabricado em casa por menos de R$ 70,00, sendo assim mais acessível a nossa realidade e tornando a expansão da rede APRS no Brasil mais rápida.

Os projetos

Apresentamos dois projetos de digipeater´s APRS, utilizando arduino Uno e Nano. Desenvolvidos e utilizados no Brasil por radioamadores Brasileiros, que amam o APRS.

digiBLU

digiBLU v1Projeto de Digipeater APRS de baixo custo, utilizando Arduino Uno e software baseado em BeRTOS, com placa no formato de Escudo/Shield, que pode ser confeccionado por qualquer pessoa com conhecimentos de manutenção em eletronica.

Utiliza componentes de fácil aquisição e comuns no mercado de eletrônica brasileira, o projeto também é compatível com outros projetos firmwares que utilizam BeRTOS, inclusive com seleção de porta de acionamento de Led.

Por Anderson Leandro Kovalski, PU5ALK, CRB, Blumenau-SC

  • Arquivos do o projeto
    Esquemas, mascaras de trilhas e componentes para PCB em PDF com fontes em Eagle para confecção da placa PCB, fontes BertOs, exemplos de configuracao

TcheDuino

TcheDuino PY3NZ

Projeto de Digipeater APRS utilizando Arduino nano e BeRTOS.
Por Claudio Chicon – PY3NZ – Porto Algre – RS

Outros projetos APRS indicados